Olá amigos blogueiros, o Foodbol está de volta. Mas antes de mais nada quero pedir desculpas a todos pela ausência nestes últimos 2 meses praticamente. Alguns contratempos impediram as continuas atualizações do blog.

Mas agora estamos de volta a todo vapor e vamos procurar não deixar a bola baixar. Apesar da falta de atualização no blog, estamos acompanhando tudo que ocorre no mundo da bola, gastronomia e arte.

Principalmente no mundo da bola com o inicio da Copa do Mundo que aconteceu no dia 11/06 e hoje já estamos nos últimos jogos da primeira fase. Como gosto deste período de Copa, aguardamos ansiosamente por 4 anos este evento e em apenas 1 mês ele já se foi, mas haja emoção nesse curto período. Os jogos não tem tido uma qualidade técnica muito elevada, mas vários jogos tem sido muito emocionantes, como por exemplo, forças do futebol mundial caindo ou correndo o risco de cair fora do mundial logo na primeira fase, como por exemplo a França que já está de volta a Paris, Inglaterra e Alemanha que quase se foram e hoje tem Itália que se não vencer pode voltar pra Roma mais cedo, e amanha que pode acontecer o mesmo com a Espanha caso não vença o Chile.

Eu, particularmente, gosto de ver essas surpresas acontecerem na Copa, mesmo que o nível técnico caia um pouco*, eu acho legal ver novas seleções chegando as finais do campeonato, afinal, isso que faz a graça do esporte, imaginem se apenas Brasil, Argentina, Itália e Alemanha chegassem as finais sempre, qual a graça que teria? Bom mesmo é ver as surpresas acontecerem.

Explicando o asterisco na frase nível técnico caia um pouco. Não acho que necessariamente porque uma seleção tradicional não vá bem na copa, ou porque teóricas zebras acontecem é significado que o nível técnico esteja baixo. Afinal, seleções de países ditos sem tradição no futebol não podem evoluir? Se analisarmos os jogadores de cada seleção, vemos que uma grande maioria joga em bons campeonatos europeus, ou seja, eles também aprenderam a jogar futebol. Se outras seleções não podem evoluir então que se faça uma campeonato de verão reunindo apenas os países ditos tradicionais do futebol.

Até aqui, os principais destaques positivos desta Copa são as seleções dos EUA, Uruguai e Argentina. Os EUA porque se classificaram em primeiro em um grupo com Inglaterra. O Uruguai pois mostrou ter uma defesa sólida (não tomou nenhum gol ainda) e esta bem armado taticamente. E a Argentina que está jogando o futebol mais bonito até aqui nesse mundial, correspondendo aos nomes de seu poderoso ataque liderado por Messi.

Os destaques negativos são Espanha, Itália, França e todas as seleções Africanas. Coloco todas as seleções africanas, pois mesmo com Gana tendo se classificado, o futebol apresentado pelas 6 seleções que foram para o mundial ficou muito abaixo do esperado, pois por ser uma Copa no continente africano se esperava mais dessas seleções que já apresentaram um bom futebol em copas passadas, principalmente com Camarões e Nigéria e até mesmo pelos bons jogadores que tem como Drogba, Touré, Eto’o, Martins, Gyan, entre outros. A França se mostrou uma equipe em crise, com brigas internas, um técnico fraco e apesar de ser um destaque negativo não foi surpresa ter sido eliminada na primeira fase. A Itália se mostra uma seleção fraca e mesmo que passe hoje pela Eslováquia e se classifique, não deve ir longe no mundial. Mas decepção mesmo é a Espanha que esse ano chegou mais uma vez com toda força, demonstrando que iria longe no mundial, mas após os dois jogos iniciais, não mostrou nada demais e corre o risco de cair fora ao termino da primeira fase, caso não vença o Chile.

Brasil e Holanda não coloquei nem entre os destaques positivos e negativos, pois não fizeram feio e nem bonito até agora, estão jogando um futebol de resultados, mas lógico que esperamos muito mais dessas seleções, ficamos assim na expectativa de que essas seleções embalem finalmente com essa terceira rodada e nas finais deste mundial.

Por enquanto é só, hoje a noite voltamos com as analises dos jogos do dia.

E você, o que tem achado deste mundial?

Abraços

Anúncios