Enfim terminou a primeira fase para o Brasil, e mais uma vez o time não empolgou. Durante uma boa parte do jogo o time fez boas jogadas, parecia que a dupla Maicon e Daniel Alves se encaixava, mas ficou no quase apenas.

A seleção brasileira pressionou bastante, buscou o gol mas esbarrava na falta de criatividade e na competência do sistema defensivo português. As boas chances sempre com Nilmar e a dupla Daniel Alves e Maicon, mais uma vez Luis Fabiano não estava bem.

No segundo tempo, Portugal voltou diferente e melhorou bem o seu jogo, pressionou boa parte do segundo tempo mas esbarrava também na boa zaga brasileira. O que mais impressionou foi a falta de movimentação da equipe e Dunga não fazia nada para mudar, o tempo passava, o Brasil sofria pressão e o técnico brasileiro apenas gritava e xingava em sua área técnica.

Julio Batista não fazia nada em campo, faltava criatividade ao time e o Dunga nada fazia. Provavelmente bateu o arrependimento de não ter levado ninguém para a reserva de Kaká, e sim apenas um meio campo de volantes. Mas mesmo com o banco que tem, dava para ter mexido antes dos 35 minutos como ele fez.

É possível jogar com o Ramirez um pouco mais adiantado sem fazer a função de um volante de retenção. Tanto que quando ele entrou a seleção parou de tomar sufoco e em chute de fora da área com desvio na zaga portuguesa obrigou o goleiro Eduardo fazer boa defesa.

Defendo o Dunga em toda essa questão envolvendo a impressa (menos os palavrões é claro), mas hoje vou ter que concordar que ele foi teimoso e parece que sem visão de jogo, pois não é possível que para ele estava bom  o sufoco que a seleção brasileira estava sofrendo, ou achar que o Julio Batista estava jogando bem. Na minha modesta opinião falta coragem ao Dunga de buscar o resultado, de jogar pra cima do adversário, ele não gosta de correr riscos definitivamente. Prefere encher o meio campo de volantes do que tentar colocar alguém para criar algumas jogadas e mudar o panorama do jogo.

Mas enfim, sou brasileiro e continuo torcendo pela seleção da mesma forma, mas isso não impede de fazer algumas criticas ao nosso técnico e isso ele tem que aceitar, afinal faz parte da função dele. Afinal não é porque eu critico o Técnico ou a seleção brasileira que não sou patriota como muitas pessoas falam por ai, se fosse dessa forma não poderia criticar nem o governo pois também estaria sendo contra a pátria. A vida é feita de criticas e elogios e isso é muito bom!

No fim, um 0 x 0 que agradou e classificou as duas seleções para a próxima fase, bom para o Brasil que terminou em primeiro no grupo e tem uma chave até a final, teoricamente mais fraca. Mas também não sei se isso é bom pela quantidade de zebras que vem aparecendo pela África do Sul.

No outro jogo da manha, a Costa do Marfim fez seu papel e derrotou a fraca seleção norte coreana por 3×0. Resultado que não irei comentar pois afinal, estava assistindo o jogo do Brasil.

Anúncios